top of page

FAÇA SUA MATRÍCULA AGORA!

Cursos Técnicos CPET 100% online a partir de R$83,33 mensais.

Fale com nosso consultor e garanta seu desconto!

Obrigado(a)! Breve um consultor entrará em contato com você.

Falta mão de obra qualificada no Brasil


Uma das principais razões para a falta de mão de obra qualificada no Brasil é o insuficiente investimento em educação e treinamento. O baixo investimento em educação e qualificação tem levado à escassez de mão de obra qualificada em diversas indústrias, como biocombustíveis e moveleira [1]. Esta deficiência na educação e formação também dificultou a implementação de novas tecnologias pelas empresas, uma vez que os trabalhadores não têm as competências necessárias [2]. Como resultado, a falta de investimento em educação e treinamento tornou-se um problema crônico, comprometendo ainda mais a força de trabalho do Brasil [3].

Outra razão para a falta de mão de obra qualificada no Brasil é a fuga de cérebros e a emigração de trabalhadores qualificados. O Brasil está entre os países que expulsam trabalhadores qualificados devido a condições insatisfatórias no mercado de trabalho local [4]. O fenômeno da fuga de cérebros é uma questão mundial, e consiste em profissionais altamente qualificados que saem de países menos desenvolvidos em busca de melhores oportunidades [5]. Essa emigração de mão de obra qualificada tem contribuído para a escassez de mão de obra qualificada no Brasil, dificultando para as empresas encontrar candidatos adequados para as vagas de emprego [6].

O descompasso entre as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho e as habilidades possuídas pela força de trabalho é outro fator que contribui para a falta de mão de obra qualificada no Brasil. Uma pesquisa realizada pela ManpowerGroup em 2022 apontou que a falta de mão de obra qualificada chegou a 81% em média no Brasil [7]. Essa incompatibilidade entre as habilidades necessárias e as habilidades possuídas pela força de trabalho levou a uma escassez de trabalhadores qualificados em vários setores. No entanto, um estudo sobre o Futuro do Trabalho do Fórum Econômico Mundial e da Fundação Dom Cabral mostra como o mercado e as profissões mudarão até 2027, oferecendo uma oportunidade para o Brasil preencher a lacuna entre as habilidades exigidas e as habilidades possuídas pela força de trabalho [ 8].

Comments


Veja o que falam nossos alunos

Quem compara, faz CPET!

FAÇA SUA MATRÍCULA AGORA!

Cursos Técnicos CPET 100% online a partir de R$83,33 mensais.

Fale com nosso consultor e garanta seu desconto!

Obrigado(a)! Breve um consultor entrará em contato com você.

bottom of page